fotografia still "é de comer?"
Essa é só é uma das variações da pergunta que eu mais ouvi quando escolhi trabalhar nesse ramo: afinal de contas, “o que é fotografia still?” Pode parecer estranho, mas boa parte das pessoas que me perguntavam isso, eram fotógrafos! E como essa modalidade da fotografia que é bem pouco comentada (se comparada com as de casamento, recém nascidos, gestante, etc.), o objetivo deste texto é apresentar a você que não é fotógrafo, de forma simplificada: o que é para que serve e como funciona a fotografia Still.
O que é?
Para ilustrar melhor o que é a fotografia Still, eu te convido a olhar em volta e encontrar a primeira embalagem que tiver a foto de um produto. Encontrou? Ótimo! Você acaba de ver a fotografia Still na sua forma mais palpável. Mas não é só isso!
Sabe quando você quer comprar aquele produto bacana que vão lançar e fica namorando as fotos dele no site do fabricante? Ou quando você vai num restaurante japonês e não faz ideia do que está escrito no cardápio, mas escolhe pela foto o que quer comer? É isso! Resumidamente, Still é a fotografia de objetos/produtos. E respondendo à pergunta feita no início: não é de comer, mas pode ser de comida!
Para que serve?
Fotografia de produtos é um investimento de marketing! Portanto, seu objetivo é facilitar o esforço de venda, de modo que o público que compra esse tipo de fotografia é corporativo. Não por acaso, a fotografia Still é popularmente conhecida como fotografia de e-commerce.
E é especialmente na internet que as fotos possuem um papel imprescindível, justamente porque o seu cliente não pode tocar o produto e conferir a qualidade do material, a textura, o cheiro, etc. E eu não sei você, mas eu muitas vezes já deixei (e ainda deixo) de comprar pela internet por não conseguir identificar na foto do produto, se ele atenderia ou não a minha necessidade. No vídeo a seguir eu falo mais sobre isso:
COMO FUNCIONA?
O vídeo anterior mostra a produção de uma foto do iPhone 3Gs. A foto em questão tem caráter publicitário que é razoavelmente diferente das fotos de e-commerce, pois uma visa gerar desejo e curiosidade acima de qualquer outro objetivo, enquanto a fotografia de E-commerce precisa demonstrar o produto, prevendo dúvidas e antecipando respostas. Na prática, significa que nas fotos para e-commerce é preciso tomar muito cuidado com excessos, particularmente na pate da edição, pois não se pode transformar o produto em algo que ele não é: a fidelidade da todo ao produto fotografado, é crucial para evitar problemas o cliente, como eu conto neste outro artigo. Mas em ambos os casos, um bom briefing é fundamental.